POESIA E CIRCUNSTÂNCIA EM MANUEL DE FREITAS E CARLITO AZEVEDO

Tamy de Macedo Pimenta

Resumo


Ao refletir acerca do cenário atual da poesia em língua portuguesa, Manuel de Freitas e Carlito Azevedo são alguns dos nomes que podem ser trazidos para fomentar a discussão por meio de seus livros de poesia. Tendo sido publicados a partir dos anos 90 do século passado (no caso de Carlito Azevedo) ou no início do XXI, as estreias poéticas dos dois – um em terras portuguesas e o outro aqui entre nós, no Brasil – trouxeram diferentes reações, já que, enquanto grande parte da crítica portuguesa recebeu a poesia freitiana de forma negativa, no Brasil, Collapsus Linguae ganhou o prêmio Jabuti. Contudo, embora escrevam em contextos diversos, as poéticas de Manuel de Freitas e Carlito Azevedo podem oferecer ricas contribuições sobre a poesia contemporânea quando contrapostas uma com a outra. É a partir da tentativa de aproximação dessas duas obras que intentaremos guiar nossa pesquisa de Doutorado, buscando pensar as semelhanças e divergências entre as questões e os procedimentos encontrados na escrita dos dois. Nesse sentido, a relação da poesia com a ideia de circunstância parece ser um dos aspectos a serem investigados nas obras de Manuel de Freitas e Carlito Azevedo – tendo, este último, inclusive nomeado um de seus livros Versos de Circunstância.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEVEDO, Carlito. Sublunar. 2ª edição. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/circunst%C3%A2ncia. Acesso em 28 de agosto de 2018.

ÉLUARD, Paul. “Sobre a poesia de circunstância” (1952). Princípios. Revista teórica, política e de informação, n.10, abril 1985. Resumo disponível em http://revistaprincipios.com.br/artigos/10/cat/2092/sobre-a-poesia-de circunst%C3%A2ncias-.html. Acesso em 26 de agosto de 2018.

FREITAS, Manuel de. “Tempo de puetas”. Poetas sem Qualidades. Lisboa: Averno, 2002.

_____. Jukebox 3. Vila Real: Teatro de Vila Real, 2012.

______. Sob o olhar de Neptuno. Porto: Edições 50 kg, 2018.

LEONE, Luciana di. “O mínimo e o monumento. Os Versos de Circunstância de Carlos Drummond de Andrade”. In Ler Drummond Hoje. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014.

______. “O convívio da poesia”. Outra Travessia, n. 19. Universidade Federal de Santa Catarina - 1º Semestre de 2015. p. 105-119.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.