ROMANCES AGUALUSIANOS E A CONSTRUÇÃO DO JOGO NO/DO TEXTO

Mariana Aparecida de Carvalho

Resumo


Ao lermos os romances publicados por José Eduardo Agualusa desde sua obra inaugural, A conjura, de 1989, até Teoria geral do esquecimento, romance publicado em 2012, verificamos a possibilidade de o autor poder ser tomado como um peculiar “escritor em série”, cujas obras, produções independentes, não “funcionam” isoladamente, mas antes podem ser lidas como capítulos de um conjunto maior – capítulos de um singular “macrorromance”, o que possibilita que uma obra não se feche em si, mas dialogue com publicação posterior, o que faz com que o que é iniciado anteriormente continue no romance seguinte. Por Agualusa não nos direcionar para esta leitura, em que nada termina quando uma obra acaba, podemos pensar, também, na hipótese de o escritor ser um excêntrico escritor-jogador (ou jogador-escritor), que se utiliza de determinadas estratégias literárias para a composição do tabuleiro do jogo – as obras em si – e dos jogadores envolvidos na partida do texto, caracterizados pelos leitores e pelo próprio autor. Desse modo, ao abordarmos a produção agualusiana, torna-se pertinente pensarmos na construção de determinados narradores que se aproximam, mais intimamente, da figura do autor implícito José, evidenciando como o autor real se auto referencia a partir do seu alter ego e de sua inserção na narrativa. Semelhantemente, é de suma importância trazer à tona a retomada, adaptação e reinserção de personagens que transitam por entre as obras do autor, trânsito tomado como uma das estratégias empregadas por Agualusa para composição do jogo do texto. Outro mecanismo posto em prática a fim de que o jogo seja inserido na e a partir da narrativa é a construção de alegorias de modo a abordar temas específicos e recorrentes na produção agualusiana, evidenciando o jogo proposto pelo escritor ao tecer sua trama textual com fios que se repetem, se entrecruzam e se misturam, dando origem ao todo.


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