PARA NARRAR A GUERRA: TERRA SONÂMBULA E O ESPLENDOR DE PORTUGAL

Suiá Dylan Cavalcante Ferreira

Resumo


O texto é baseado no projeto de pesquisa de mestrado desenvolvida e que foi apresentado no IX SAPPIL. A pesquisa define-se como uma reflexão sobre a representação da guerra no romance contemporâneo de língua portuguesa no período pós-colonial a partir de uma perspectiva da literatura comparada. A análise aborda os romances Terra Sonâmbula e O esplendor de Portugal de autoria de Mia Couto e António Lobo Antunes, respectivamente, investigando os efeitos das escolhas narrativas dos autores e procurando estabelecer os pontos de contato e pontos divergentes a partir de uma análise dos romances, principalmente quanto à questão da impossibilidade de narrar no contexto de guerra. Além disso, a análise procura debruçar-se sobre os efeitos da representação da violência na literatura, as questões familiares no contexto de guerra e a fragmentação da narração, e como esses aspectos apresentam-se através dos recursos narrativos empregados pelos autores. Como ponto de partida foram utilizados textos de Walter Benjamin, Theodor Adorno e Jaime Ginzburg, além da crítica literária a respeito dos dois autores.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. Posição do Narrador no Romance Contemporâneo. Trad. Jorge de Almeida. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2003.

ANTUNES, António Lobo. O esplendor de Portugal. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

ARENDT, Hannah. Da violência. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BENJAMIN. Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas 1. São Paulo: Brasiliense, 3.ed., 1987, p.197-221.

BEBIANO, Adriana. Cicatrizes e feridas: a ficção contemporânea perante o passado. In: RIBEIRO, António Sousa (Org.). Representações da violência. Coimbra: Edições Almedina, 2013.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006.

COUTO, Mia. Terra Sonâmbula. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

FARIA, Ângela Beatriz. O Esplendor de Portugal, de António Lobo Antunes: "o desencantamento do mundo e a desrazão". Disponível em: http://www.geocities.ws/ail_br/oesplendordeportugaldeantoniolobo.htm Acesso em 19 de set. 2018.

FONSECA, Maria Nazareth Soares. Mia Couto: espaços ficcionais. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

FRANCO, Roberta Guimarães. O Esplendor de Portugal: fragmentos entre Portugal e Angola. Darandina, Juiz de Fora, 2010. Disponível em: [http://www.ufjf.br/darandina/files/2010/01/Roberta-Guimaraes-Franco.pdf] Acesso em 17 de out. 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.

GINZBURG, Jaime. A guerra como problema para os estudos literários. In: PADILHA, Laura Cavalcante; SILVA, Renata Flavia (Orgs.). De guerras e violências: palavra, corpo, imagem. Niterói: EDUFF, 2011.

GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: EDUSP, 2012.

JORGE, Silvio Renato. Literatura, memória e resistência. Diadorim. Rio de Janeiro, v.1, n.19, p.19 – 29, jan. – jun. 2017.

KANO, Ivan Takashi. A que veio este museu no meio d´Os cus de Judas. Metamorfoses. Rio de Janeiro, v.13, n.2, p.76–89, 2015.

LEITE, Ana Mafalda. A narrativa como invenção da personagem. Navegações. Porto Alegre, v.2, n.1, p.7-11, jan.-jun. 2009.

MACIEL, Leila Rose Márie Batista da Silveira. Vozes que retratam a história do povo moçambicano em Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Cadernos CESPUC. Belo Horizonte, n.21, 2010-2011.

MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução de Marta Lança. 1 ed. Lisboa: 2014.

______. Necropolítica. Arte & Ensaios. Rio de Janeiro, n.32, p.122 – 151, dez. 2016

NICHANIAN, Marc. A morte da testemunha. Para uma poética do “resto” (reliquat). In: SELIGMANN-SILVA, Márcio; GINZBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot (Orgs.). Escritas da violência. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012. v. 1.

RIBEIRO, Margarida Calafate. Íntimos Fantasmas: Memórias de África na Literatura Portuguesa Contemporânea. In: SILVA, Rejane Vecchia Rocha e; JUNIOR, Benjamin Abdala (Orgs.). Literatura e Memória Política: Angola, Brasil, Moçambique, Portugal. Cotia: Ateliê Editorial, 2015.

SECCO, Carmen Lucia Tindó Ribeiro. Mia Couto: os Fantasmas da Guerra e as “Letras do Sonho”, In: Anais do VI Congresso da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Florianópolis: ABRALIC, 1998. CD-ROM

UMBACH, Rosani Ketzer. Violências, memórias da repressão e escrita. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio; GINZBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot (Orgs.). Escritas da violência. Rio de Janeiro, v. 1, 7 Letras, 2012.

VECCHI, Roberto. (Re)citando o extremo: o olhar da Medusa, o finito e o infinito do horror. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio; GINZBURG, Jaime; HARDMAN, Francisco Foot (Orgs.). Escritas da violência. Rio de Janeiro, v. 1, 7 Letras, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.