NARRADOR E PONTO DE VISTA NARRATIVO EM CHANGÓ, EL GRAN PUTAS DE MANUEL ZAPATA OLIVELLA

Esther Falcão de Jesus

Resumo


Desenvolvo este texto com o intuito de analisar a macroestrutura romanesca aparentemente linear apresentada em Changó, el gran putas, de Manuel Zapata Olivella, obra na qual a utilização agramatical dos tempos verbais, a pluralidade de vozes narrativas, o ponto de vista múltiplo e o registro linguístico diglóssico conspiram contra a estabilidade da forma narrativa moderna mais valorizada, questionando os modelos europeus baseados na escrita como condição de possibilidade de produção de um relato legível e autônomo.  Changó, el gran putas está permeado de elementos da diversidade  cultural, linguística, étnica e social em um relato que acompanha a situação do homem negro desde o início da escravização dos povos africanos até seu desterro no continente americano, proporcionando encontros culturais conflituosos entre variados povos, e a consequente busca de liberdade por parte dos colonizados até o século XX. Paralelamente, a obra coloca em cena visões críticas da apropriação das noções de miscigenação e sincretismo por parte da cultura letrada, questionando-as pela interposição, no ponto de vista narrativo, de noções tais como a de trietnicidade e heterogeneidade cultural. Assim, me proponho a analisar e repensar as categorias de narrador e ponto de vista narrativo, bem como a interação das mesmas como articuladoras principais da funcionalidade crítica desta obra a partir da leitura, análise e cotejo de bibliografia de base e teórica relativa ao estudo da narrativa no marco da produção cultural afrolatinoamericana. Tal análise leva-me a concluir, até o presente momento, que para construir um relato que comunicasse aos leitores a riqueza das manifestações culturais existentes no continente americano, conduzido pelas cosmovisões africanas, as agências conformadoras do romance enquanto forma narrativa moderna reconhecida e estabelecida conforme os padrões europeus da teoria literária são refuncionalizados, formando um discurso altamente capaz de comunicar a visão crítica da história afrolatinoamerica.

PALAVRAS-CHAVE: Categorias narrativas, Narrador, Ponto de vista, Romance, Afrolatinoamérica


Texto completo:

PDF

Referências


Fanon, Frantz. O negro e a linguagem. Pele negra máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EdUFBA, 2008, p.33-51.

van Roussum-Guyon, Françoise. Ponto de vista ou perspectiva narrativa, em: Categorias da narrativa. Trad. Cabral Martins. Lisboa: Vega, 1976, p.19-53.

Zapata Olivella, Manuel. Changó, el gran putas. Pról. de Darío Henao Restrepo. Bogotá: Min. de Cultura de Colombia, 2010.

Zoggyie, Haakayoo. Lengua e identidad en Changó, el gran putas, de Manuel Zapata Olivella. Estudios de literatura colombiana, n.7, jul.-dic. 2000, p.9-19.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.