O COMPONENTE SEMÂNTICO PATH NOS VERBOS DE MOVIMENTO EM LIBRAS

Gabriel Simonassi de Araújo Pires

Resumo


RESUMO: O presente trabalho busca analisar as diferentes formas através dos quais o componente semântico path, isto é, a trajetória de um verbo de movimento, tal qual definido por Talmy (1985) é expresso em Língua Brasileira de Sinais, além de discutir a possível relação entre path e a telicidade dos predicados em Libras. Verbos das diferentes classes propostas por Vendler (1957) (atividades, estados, accomplishments e achievement) parecem se utilizar de meios diferentes, inclusive sinais lexicais, para representar o deslocamento realizado em um evento de movimento. Para analisar esse fenômeno, realizamos testes baseados na Elicitação Controlada proposta por Matthewson (2004), que propõe a tradução de sentenças de uma língua em comum entre o pesquisador e o consultor para a língua-objeto, e posteriormente o julgamento de gramaticalidade e de adequação no contexto de sentenças já na língua objeto. Os dados encontrados apontam que o componente semântico path será expresso através de um sinal lexical de traço [-delimitado] quando se tratar de sentenças com predicado verbal atélico e de um sinal lexical de traço [+delimitado] quando se tratar de sentenças com predicado verbal télico. Por fim, realizamos alguns apontamentos para pesquisas futuras sobre a questão de telicidade e duratividade em Libras.


Texto completo:

PDF

Referências


DOWTY, D. (1979). Word Meaning and Montague Grammar. Dordrecht: Kluwer.

MATTHEWSON, Lisa. On the Methodology of Semantic Fieldwork. International Journal of

American Linguistics 70, p. 369-415, 2004.

MENDES, L. S. Trabalho de campo para análise linguística em Semântica Formal. Revista Letras, Curitiba, n. 90, p. 277-293, jul/dez. 2014.

TALMY, L. “Lexicalization Patterns: Semantic Structure in Lexical Forms”, in T.Shopen, ed., Language Typology and Syntactic Description: Grammatical Categories and the Lexicon, Cambridge University Press, Cambridge, 57-149, 1985.

VENDLER, Z. Verbs and times. The Philosophical Review 66.2, p. 143-160, 1957.

WACHOWICZ, Teresa Cristina; FOLTRAN, Maria José. Sobre a noção de aspecto. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, SP, v. 48, n. 2, p. 211-232, ago. 2011. ISSN 2447-0686. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.