PALAVRA E IMAGEM NAS SEÇÕES DE ABERTURA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÕES SEMÂNTICAS E SINTÁTICO-DISCURSIVAS

Thatiana Muylaert S. Menezes

Resumo


A presente pesquisa pretende investigar como as relações semânticas entre palavra e imagem (SANTAELLA, 2012), que vão da complementaridade à discrepância, observáveis nas seções de abertura das unidades de livros didáticos, são estabelecidas, a fim de verificar a relevância dessas relações para a interpretação de textos. Com esse propósito, estarão em foco, principalmente, os mecanismos utilizados para a construção de sentidos no texto (CHARAUDEAU, 2014) e a análise do modo de organização descritivo que, relacionado aos processos referenciais (KOCH; ELIAS, 2010), é capaz de determinar e especificar os objetos de discurso. Partindo do pressuposto de que os sentidos produzidos pelos textos nascem de uma conformação direcionada pela intencionalidade dos sujeitos enunciadores, conceitos acerca dos conhecimentos prévios (PCN, 1998) e das inferências (DELL‟ISOLA, 2001) serão expostos para ratificar a relevância da bagagem social, cultural e discursiva dos sujeitos destinatários para a leitura. Como aporte teórico central, serão utilizados embasamento oferecido pela Semiolinguística acerca da construção de sentidos (CHARAUDEAU, 2014), além das noções de intertextualidade (KOCH, 2008) e interdiscursividade (CHARAUDEAU, 2001). O corpus para análise qualitativa do problema será composto por duas peças retiradas de dois livros didáticos de Língua Portuguesa (CEREJA; MAGALHÃES, 2012; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2013) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.


Texto completo:

PDF

Referências


AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2014.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1998.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. 1. ed. 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (orgs) Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27 / 1-12.

____________. Las emociones como efectos de discurso. Revista Versión, nº 26, junio 2011. La experiencia emocional y sus razones, PP. 97-118, UAM, México, p. 1-12.

____________. Linguagem e discurso – modos de organização. São Paulo: Contexto, 2014.

____________. Discurso das mídias. 2. ed., 3ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2015.

DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural. – Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.

FERES, Beatriz dos Santos. O ato de ler numa perspectiva interativa: os níveis de construção de sentidos dos textos. In: Leitura e formação do leitor: Cinco estudos e um relato de experiência. DIAS, André; FERES, Beatriz dos Santos; ROSÁRIO, Ivo da Costa (orgs). 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, p. 29-42.

KLEIMAN, A.B. Oficina de Leitura e Prática. Campinas: Pontes, 1996.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

______________. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

_______________. O Texto na linguística textual. In: O Texto e seus conceitos. BATISTA, Ronaldo de Oliveira (org). São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 31-44.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Leitura como processo inferencial num universo cultural-cognitivo. UFPE/ Recife. s/d, p. 3-16a.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.