ANÁLISE DIACRÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL: A CONSTRUÇÃO DE UM PANORAMA DO ENSINO DE PRODUÇÃO ESCRITA NO BRASIL

Carolina Tovar Albuquerque

Resumo


Este artigo visa a apresentar uma pesquisa em andamento no programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Como objetivo geral, busca-se analisar diacronicamente livros didáticos de espanhol de modo que seja possível analisar a concepção de língua e a concepção de escrita presentes nas coleções e que se refletem em suas atividades Assim, objetiva-se construir um panorama do ensino de espanhol no Brasil na educação escolar com foco na  produção escrita. O marco cronológico considerado inicial é a expedição do Programa de Espanhol dos Cursos Clássico e Científico (BRASIL, 1943), no qual “exercícios de redação e de composição” eram previstos. Como marco final, as coleções de espanhol aprovadas no edital de 2018 do Programa Nacional do Livro Didático, no qual atividades de produção escrita estão presentes como item privilegiado para o atendimento dos princípios do ensino de Língua Estrangeira. Além disso, esta pesquisa trata-se de uma continuidade de trabalhos anteriores (FREITAS, ALBUQUERQUE, 2015; 2016) que têm o livro didático como objeto de estudo. Como suporte teórico, lança-se mão da concepção dialógica de linguagem do Círculo de Bakhtin, em especial o conceito de gênero discursivo (BAKHTIN, 2003) e das contribuições de pesquisadores que vêm abordando o ensino da escrita em suas reflexões (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004; GERALDI, 2006; BUNZEN, 2006; FREITAS e VARGENS, 2010; ELIAS e KOCH, 2011). A partir das análises preliminares, é possível afirmar que “fazer composição significava escrever tendo como base textos-modelo apresentados pelo professor”, tal como afirma Bunzen (2006). E a escrita estava totalmente centrada na língua, uma vez que o aluno é exposto a textos detentores de boa linguagem torna-se imediatamente capaz de dominar o sistema de códigos linguísticos.

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