NOVO ENSINO MÉDIO? UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA

Nathália da Silva de Oliveira Peixoto

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir a Reforma do Ensino Médio (EM), promovida por meio de Medida Provisória (MP 746/2016), pelo presidente Temer. As justificativas alegadas para essa mudança giram em torno de baixos índices obtidos em avaliações externas, como o Ideb e o Pisa.

 Primeiramente, fizemos um histórico sobre o surgimento do EM no Brasil. Em seguida, tratamos de forma breve os documentos nacionais que norteiam o trabalho do professor do EM, a saber: Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Posteriormente, apresentamos os principais pontos no texto final que altera a LDBEN 9394/96 e institui essas mudanças para o EM.

É preciso esclarecer que nossa vinculação acadêmica considera saberes diversos e escolhas feitas pelo pesquisador. Inscreve-se na área dos estudos da linguagem, recorre a pressupostos teóricos da Análise do Discurso de base enunciativa e às categorias de prática discursiva (FOUCAULT, 2014) e discurso relatado (MAINGUENEAU, 1997; 2013). Conceitos estes que sustentam a análise de duas notícias de jornais de grande circulação, que abordam o fracasso da escola pública e defendem a reforma do EM com grande urgência.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino médio; medida provisória; discurso.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.