O DISCURSO SOBRE "COTA" NA REVISTA VEJA: O IMAGINÁRIO COMO FATO

Wellington Ferreira Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo, analisar o discurso sobre “cota” em textos publicados na revista VEJA que circularam entre os anos de 2006 a 2012 — Convite ao ódio racial: a política de cotas racial desastrosa - e pode ser trocada por cotas sociais (2006); Contra o mito da nação bicolor: as falácias das políticas de cotas raciais na análise demolidora de Ali Kamel (2006); Intolerância: militantes reagem ao debate sobre cotas com ameaças e apologia a violência (2007); O perigo de classificar os brasileiros por raça (2007); Uma segunda opinião (2009); Queremos dividir o Brasil como na foto? (2009); Distorção na pele (2012) entre outras. Para tal trabalho, filiamo-nos a Análise de Discurso de tradição francesa, fundada por Pêcheux e seus colaboradores, assim como, às retomadas e deslocamentos propostos por Orlandi e colaboradores no Brasil. Desse modo, buscamos compreender, a partir das formações imaginárias, o funcionamento do discurso jornalístico de Veja, na medida em que, o dizer jornalístico, trabalha sob a ilusão de relatar fatos. No nosso caso particular, procuramos compreender o dizer jornalístico de Veja, no que diz respeito a inclusão de “cota” nas universidades federais brasileiras.



Texto completo:

PDF

Referências


BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. 4ed. São Paulo: Editora Ática, 1990.

BURGER, Marcel; MARTEL, Guylaine. Argumentation et communication dans les médias: introduction. IN: BURGER, Marcel; MARTEL, Guylaine. Argumentation et communication dans les médias. Québec: Éditions Nota Bene, 2005, p. 07-27.

COURTINE, Jean Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

MARIANI, Bethania. Os primórdios da imprensa no Brasil (ou: de como o discurso jornalístico constrói memória). IN: ORLANDI, Eni. Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. 3ed. Campinas: Pontes, 2003, p. 31-42.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

_____________. Eu, tu, ele: discurso e real da história. 2ed. Campinas: Pontes Editores, 2017.

_____________. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 6ed. Campinas: Pontes Editores, 2012.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). IN: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso. 4ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 59-158.

________________: FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). IN: GADET, Françoise; HAK, Tony. Por uma análise automática do discurso. 4ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2010, p. 159-249.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.