A AQUISIÇÃO DE CONSTRUÇÕES DE GRAU EM PORTUGUÊS BRASILEIRO

Thamyres Gonçalves Gomes

Resumo


RESUMO: O objetivo desse artigo é analisar, no Português Brasileiro (PB), a aquisição de construções de grau modificando adjetivos e verbos do ponto de vista da Semântica Formal (SF). A Aquisição da Linguagem (AL) obedece a princípios de economia, visto que as crianças adquirem primeiro as estruturas mais simples para depois adquirir as mais complexas. Essa pesquisa foi motivada pelo estudo de Sanchez-Mendes (2014) que indica que a modificação de grau com adjetivos é mais simples que a modificação de grau com verbos. Os dados utilizados pela autora corroboram essa proposta. Porém, como a autora apresenta dados de uma criança apenas, o objetivo é coletar dados de 3 crianças com faixa etária entre 1 ano e 6 meses e 3 anos, e com isso aprofundar um pouco mais os estudos para essa pesquisa. Para tanto, foram levantados áudios gravados de 10 a 15 min semanais, numa díade adulto/ criança, por um período de aproximadamente 1 ano. Após o recolhimento dos dados, foi feita uma análise para verificar o uso de adjetivos graduáveis e não graduáveis na produção dessas crianças, bem como a idade que elas começaram a utilizá-los e a estrutura em que eram produzidos. A hipótese desse trabalho é que crianças, mesmo em fase inicial de aquisição da linguagem, já utilizam, em suas produções, as construções de grau. Sendo assim, essa pesquisa é justificada por ser inédita no Brasil e por ampliar o repertório de pesquisas em Semântica Formal e Aquisição da Linguagem oral materna.

 

PALAVRAS-CHAVE: Aquisição da Linguagem, Semântica Formal, Construções de grau, Adjetivos, Modificadores.

A AQUISIÇÃO DE CONSTRUÇÕES DE GRAU EM PORTUGUÊS BRASILEIRO


Texto completo:

PDF

Referências


FROMKIN, Victoria; RODMAN, Robert. Introdução à linguagem. Tradução por Isabel Casanova. Editora Almedina. Coimbra, Portugal, 1993.

SANCHEZ-MENDES, Luciana. A Modificação de grau em Karitiana. 2014. 264f. Trabalho de conclusão de curso (Tese). Curso Linguística, Universidade de São Paulo, Brasil, 2014

TRAXLER, Matthew. Introduction to Psycholinguistics: Understanding Language Science 2012


Apontamentos

  • Não há apontamentos.