DICIONARIZAÇÃO DO PALAVRÃO: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE INTERDIÇÃO DO DIZER NA PRODUÇÃO DE DICIONÁRIOS ONLINE

Ronaldo Freitas

Resumo


No presente trabalho, apresento um recorte do atual estado de desenvolvimento da tese, intitulada “INSTRUMENTOS LINGUÍSTICOS EM REDE: ANÁLISE DISCURSIVA DE DICIONÁRIOS ONLINE”, que tem por objetivo a análise discursiva de dicionários online, pela interlocução teórica entre a Análise do Discurso e a História das Ideias Linguísticas. No recorte em tela, seguindo o panorama de classificação de dicionários online desenvolvido até o momento, trazendo desse universo de materialidades o que procuro compreender como dicionários autorais/editorias; colaborativos; e automatizados. Assim, nessas diferentes formas de organizar dicionários, me atenho, para essa apresentação, ao objetivo de identificar pontos em que os diferentes tipos de dicionários analisados representem o registro material dos deslocamentos de sentidos, apresentando por sua natureza heterogênea, o dizer que pode ser outro: o censurado, o interditado, o já dito e o não dito. Para isso, analiso como termos tradicionalmente censurados por um funcionamento discursivo da moral são dicionarizados nesses diferentes instrumentos; tomando como elemento estruturador do corpus dessa apresentação as chaves de busca que remetem às denominações populares para os órgãos genitais masculino e feminino; pensando, discursivamente, no tratamento dado nesses dicionários àquilo que popularmente se classifica como palavrão.


Texto completo:

PDF

Referências


Auroux, S. La raison, le langage et les norms. Paris: Press Universitaire de France. 1998.

________ _____. Língua e hiperlíngua. In: Línguas e instrumentos linguísticos, Campinas, Pontes, n. 1, p. 17-30, jan./jun.1998.

BRAGA, Eliane Rose Maio. Palavrões ou palavras: um estudo com educadoras/es sobre sinônimos usados na denominação de temas relacionados ao sexo. 2008. 240 f. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. Disponível em: .

CAETANO, Veridiana. O palavrão em filmes brasileiros contemporâneos: um enfoque bakhtiniano Tese de doutorado. Faculdade de Letras . Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre. 2015.

CARVALHO Cibele Noronha de. Palavrão é tudo que tem no corpo de deus um estudo sobre o obsceno das crianças. 37ª Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis. Disponível em:

PETRI, V. Comunicação pessoal. Setembro de 2018.

POSSENTI, S. Apresentação. Intersecções, Edição especial temática linguagem e moral: algumas questões. Edição 23, ano 10, número 2. 2017. Disponível em: http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/interseccoes/pdf/interseccoes-ano-10-numero-2.pdf

VALENÇA Marcio G. R. Contornando o proibidão: Quando não dizer é dizer. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Universidade Federal Fluminense -UFF. Niterói. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.