REFERENCIAÇÃO NA DIVULGAÇÃO ONLINE DA ASTRONOMIA PARA JOVENS BRASILEIROS

Thayane Vieira

Resumo


RESUMO: Este artigo é parte de uma pesquisa que objetiva contribuir para a continuidade dos estudos preexistentes de referenciação e progressão referencial e dos estudos que investigam estes mecanismos, especificamente, em textos de divulgação científica, analisando a produção de sentido originada pela construção dos referentes nesse gênero textual. Além disso, visa investigar como a referenciação auxilia na criação de uma  proximidade entre a Astronomia e o leitor infanto-juvenil da revista Superinteressante e como essa “ponte” criada pode ser considerada positiva tanto para os jovens quanto para os astrônomos. A pesquisa, portanto, pretende estudar a referenciação como um instrumento facilitador em textos de divulgação científica, estando intrinsecamente associada às noções de categorização e construção de objetos de discurso e de inferenciação. Assim, consideramos que os redatores da revista contribuem para a criação de uma “ponte”, já que utilizam o léxico da língua para produzir referentes – e termos que os retomam –, de forma que estes representem a realidade extralinguística, não sendo simples rótulos desta, mas a construção e a reconstrução de objetos de discurso. Em outras palavras, os autores do texto se valem intencionalmente de estratégias sociocognitivas que acionam conhecimentos, sendo estes denominados por Koch e Elias (2012) como conhecimento enciclopédico – ou de mundo –, conhecimento linguístico, conhecimento de textos e conhecimentos interacionais, que se subdividem em ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural. O receptor, por sua vez, fará uso inconsciente dos mesmos aspectos ao buscar a compreensão do texto. Dessa forma, a pesquisa utilizará fundamentação teórica de cunho sociocognitivo, baseando-se nos autores referenciados, entre outros, além de corpus selecionado da revista Superinteressante.

 

PALAVRAS-CHAVE: referenciação, progressão referencial, divulgação científica.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.