CONSTRUÇÕES CORRELATAS DISJUNTIVAS SOB A PERSPECTIVA DA LFCU

Jovana Mauricio Acosta de Oliveira

Resumo


Objetiva-se observar os padrões de uso das construções correlatas disjuntivas à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU), tanto sincrônica quanto diacronicamente. A análise será pautada em construções como a seguinte: A Corte residia, ora em Queluz, ora em Mafra, e Bemfica era ponto forçado de descanso para os cortesãos , ou na sua ida para o Paço, ou no seu regresso. O objeto em análise será tratado como construção, por aderirmos à proposta atual da Gramática de Construções nos modelos de Goldberg e Jackendoff (2004), Croft (2007) e Trousdale (2008). De acordo com esses autores, construção é definida como um pareamento de forma e sentido que apresenta significado próprio, esquemático, parcialmente independente das palavras que a compõem, servindo, pois, como um esquema ou modelo que reúne o que é comum a um conjunto de elementos da mesma natureza. A LFCU parte do princípio de que a língua emerge a partir de seu uso e vai sendo moldada em meio a instabilidades. Alguns autores como Melo (1978), Módolo (2011), Castilho (2004) e Rosário (2012) propõem que estruturas instanciadas por conectores descontínuos sejam apresentadas como correlatas, e não como coordenadas ou subordinadas. Pretende-se, portanto, neste trabalho uma análise dos séculos XIII ao XX, observando quais as mudanças nos usos ocorreram nos resultados encontrados em comparação com o século XXI. Este trabalho configura-se como ponto de partida para uma proposta futura: a de traçarmos a rota construcional de mudança das correlatas disjuntivas em uso no português. Para tal análise, o corpus sincrônico escrito utilizado é composto por textos retirados de versões eletrônicas da Revista Veja (http://www.veja.abril.com.br). Já o corpus escrito diacrônico foi retirado de textos do CIPM (Corpus Informatizado do Português medieval) e do projeto Tycho Brache. Foram encontrados, até o momento, 250 ocorrências no corpus sincrônico e diacrônico.

PALAVRAS-CHAVE: correlatores disjuntivos; uso; construção


Texto completo:

PDF

Referências


ACOSTA, Jovana Mauricio. Análise funcional das construções correlatas alternativas. Dissertação de mestrado – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

BYBEE, J. Language usage and cognition. New York: Cambridge University press, 2010.

BOSQUE, Ignacio; DEMONTE, Violeta. (Org.). Gramática Descriptiva de la Lengua Española. Madrid: Espasa, 2004.

CEZARIO, Maria Maura; FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica. (Orgs.) Linguística Centrada no Uso: uma homenagem a Mário Martelotta. Rio de Janeiro: Mauad x FAPERJ. 2013.

CROFT, William. Language structure in its human context: new directions for the language sciences in the twenty-first century. Cambridge Encyclopedia of the Language Sciences, ed. Patrick Hogan. Cambridge: Cambridge University. Press. Final Draft, September 2007.

GOLDBERG, A. Constructions: a construction approach to argument structure. Chicago:The University of Chicago Press, 1995.

GOLDBERG, A. Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006

SWEETSER, Eve. From Etymology to Pragmatics: metaphorical and cultural aspects of semantic structure. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

TRAUGOTT, E. C. & DASHER, R. B. Regularity in semantic change. Cambridge:Cambridge University Press, 2005.

TRAUGOTT, Elizabeth; TROUSDALE, Graeme. Constructionalization and constructional changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.