A VARIEDADE LINGUÍSTICA DA BAIXADA CUIABANA: CONTATO DE LÍNGUAS, PROCESSOS DE CRIOULIZAÇÃO E TRANSMISSÃO LINGUÍSTICA IRREGULAR

Marina Alvarenga do Rêgo Barros

Resumo


O caminhar da mudança linguística desencadeado pelo entrelaçamento de dois ou mais códigos comunicativos, em situações delimitadas por aspectos da história da humanidade, propiciou a transformação de línguas em novos padrões específicos. O estudo apresentado é uma abordagem da teoria do Contato Linguístico com enfoque nos processos de construção da variedade linguística falada na baixada cuiabana, região do estado do Mato Grosso (MT). Propõe-se demonstrar o necessário prisma da perspectiva sociolinguística, porquanto o real entendimento dos fatores que configuram os cenários de remontagem de tal variedade somente podem ser bem compreendidos quando são adicionadas à questão puramente linguística as muitas marcações sociais que balizaram a mesclagem de povos naquele local. Para elucidar as confluências que deram gênese ao falar da baixada cuiabana, lançaremos mão da lente da teoria da Transmissão Linguística Irregular, que congrega traços típicos da formação de crioulos e elementos mais palpáveis à realidade de línguas que convergem com o código linguístico dominante. A ideia regente é demonstrar alguns fatores que reforçam que estudar os processos de crioulização e pidginização é fundamental para entender o traçado histórico, a configuração e o funcionamento do português brasileiro na região apontada.

Texto completo:

PDF

Referências


BAXTER, Alan; LUCCHESI, Dante. A relevância dos processos de pidginização e crioulização na formação da língua portuguesa no Brasil. Estudos lingüísticos e literários, v. 19, n. 65-84, 1997.

COX, Maria Inês Pagliarini. Estudos linguísticos no/do Mato Grosso – o falar cuiabano em evidência. Polifonia, v. 15, n. 17, 2009.

DETTONI, Rachel do Valle. A concordância de gênero na anáfora pronominal: variação e mudança linguística no dialeto da baixada cuiabana – Mato Grosso. Tese de doutorado. Universidade de Brasília, 2003.

DETTONI, Rachel Valle et al. Projeto de variação linguística no Centro-oeste (VALCO). ALFA: Revista de Linguística, v. 56, n. 3, 2012.

KARIM, Jocineide Macedo. A comunidade São Lourenço em Cáceres-MT: aspectos linguísticos e culturais. Tese de doutorado. Universidade de Campinas, 2012.

LUCCHESI, Dante. Línguas em contato. No prelo, s/a.

LUCCHESI, Dante; BAXTER. Processos de crioulização na história sociolinguística do Brasil. Quinhentos anos de história linguística do Brasil. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, p. 163-218, 2006.

LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan N.; RIBEIRO, Ilza. O português afro-brasileiro. Edufba, 2009.

PÓVOAS, Lenine Campos. História geral de Mato Grosso. LC Póvoas, 1995 apud SOUZA, Ulisdete Rodrigues de. Fonologia do português mato-grossense: uma perspectiva crioulística. 1999. Dissertação de mestrado, Brasília, UnB.

SOUZA, Ulisdete Rodrigues de. Fonologia do português mato-grossense: uma perspectiva crioulística. 1999. Dissertação de mestrado, Brasília, UnB.

__________________. A Semicrioulização do português em Mato Grosso. PAPIA-Revista Brasileira de Estudos do Contato Linguístico, v. 11, n. 1, p. 51-57, 2010.

SIEGEL, Jeff. Pidgins/creoles and second language acquisition. The handbook of pidgin and creole studies, p. 189-218, 2008 apud LUCCHESI, Dante. Línguas em contato. No prelo, s/a.

THOMASON, Sarah G. Language Contact: an introduction. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.