REVISTA NOVA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DAS FORMAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

Sthéfani Marinho de Carvalho

Resumo


Na atual conjuntura, as crenças difundidas socialmente sobre uma suposta precariedade educacional brasileira vêm dando lugar ao discurso de que a educação pública está falida, diante das muitas possibilidades de análise, proponho analisar a Revista Nova Escola, revista destinada ao público docente e que aborda diversas temáticas acerca da educação.  Logo, a presente pesquisa, em andamento, tem por objetivo propor uma análise das Formações Discursivas sobre a educação pública e privada nas matérias jornalística da Associação Nova Escola. Para isto, foram traçados os seguintes objetivos: Reunir informações acerca do contexto em que se insere a revista NE.; Conhecer e identificar os textos que abordam o tema em questão; Conhecer o corpo editorial da revista NE.; Identificar, do ponto de vista discursivo-enunciativo, como se estabelece a interação enunciador e enunciado; Identificar como vem sendo construído discursivamente a imagem de escola pública na revista.Para fundamentar nossa abordagem teórica, consideramos o conceito de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2011), a noção de prática discursiva e formação discursiva (FOUCAULT, 2015; MAINGUENEAU, 1997) e os referenciais teóricos da Análise do discurso de base enunciativa (MAINGUENEAU, 1997, 2003,2005). Por se tratar de uma pesquisa em andamento, nesta apresentação, serão expostos apenas a contextualização da pesquisa, os resultados parciais, resultado do recorte já feito e a análise do corpo editorial com uma das categorias de análise da AD de base enunciativa.

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