A CONSTRUÇÃO COMO SE NÃO BASTASSE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA FUNCIONAL CENTRADA NO USO

Samara Costa Moura

Resumo


Apresentam-se, neste trabalho, as análises iniciais da pesquisa em andamento sobre a construção “como se não bastasse”, nas modalidades oral e escrita do Português Brasileiro (PB), como mostram os dados extraídos do Corpus do Português, disponível em http://www.corpusdoportugues.org/hist-gen/2008/x.asp. Como exemplo dessa construção, temos: (a) Estão mesmo querendo acabar com Matinhos como cidade balneária, e transformá-la em Cidade Lixão. Como se não bastasse a usina termoelétrica (que idéia poluída) estão agora construindo o lixão de Matinhos na bela Avenida do Contorno. No exemplo (a), a construção encontra-se anteposta à oração matriz e pertence a um contexto pragmático de avaliação negativa no ponto de vista do falante. Entretanto, nem sempre essa avaliação negativa se confirma nos dados. Vejamos mais uma ocorrência: (b) Mais de 110 golfistas estiveram em ação, (...). Como se não bastasse, a competição contou com um esquema de organização perfeito, o que contribuiu para o seu êxito. No exemplo (b), a construção também está anteposta à oração matriz, no entanto, neste caso, ela pertence a um contexto pragmático de avaliação positiva, o que corrobora com a nossa hipótese de que a construção recebe o seu significado com base na avaliação do falante. Propõe-se, para tanto, a descrição do objeto em estudo sob o viés cognitivo-funcional, com o propósito de investigar as funções semântico-cognitivas e discursivo-pragmáticas que motivam o seu uso. Ademais, busca-se analisar a construção com base no conceito de (inter)subjetividade proposto por Traugott (1989). Segundo a autora, esse é um processo semântico pelo qual um elemento linguístico passa a desenvolver novos sentidos que têm como referência a perspectiva do falante. A partir dos resultados iniciais, conjectura-se, como hipótese inicial deste trabalho, que a construção “como se não bastasse” aparece inserida tanto em contextos de avaliação negativa, como em contextos de avaliação positiva, a depender da intencionalidade/avaliação do falante.


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