PELOS CAMINHOS DA LÍNGUA: UM LEQUE ECOLINGUÍSTICO

Mônica Cristina Soares Barretto

Resumo


O objetivo deste trabalho é debater a Ecolinguística, em sua relação com os demais estudos de linguagem contemporâneos e a sociedade global atual, tendo em vista que vivemos em uma época de globalização, no século XXI, em que indivíduos têm estado em contato com diversos povos e comunidades linguísticas diversas, ocorrendo situações de interação e contato linguístico em larga escala. Analisaremos a EL, seu histórico, seus conceitos e as vertentes de seu desenvolvimento como ciência interdisciplinar entre Ecologia e Linguística. Sua base teórica foi construída, interdisciplinarmente, a partir de conceitos da Ecologia Biológica, sendo o conceito de ecossistema linguístico fundamental para uma compreensão holística do fenômeno linguístico em relação ao meio ambiente (COUTO, 2007). Ao mesmo tempo, debateremos como o contato linguístico é essencial para as interações e a comunicação entre povos diversos. Assim, faz-se necessário definir o que se entende por língua, meio-ambiente da língua, bem como interação entre língua e ambiente, pelos pressupostos da EL. O conceito de ecossistema linguístico engloba a noção tripartite de povo-território-língua (P-T-L), três elementos que formam um todo, uma comunidade tal que somente a partir de uma análise que englobe essa relação entre os elementos fundamentais podemos analisar as relações do fenômeno linguístico com o meio ambiente.

Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, Hildo Honorário do. Ecolinguística: Estudo das relações entre língua e meio ambiente. Brasília: Thesaurus, 2007.

COUTO, Hildo Honorário do. A questão do segredo nas antilínguas: Uma visão Ecolinguística. In: Confluência: Revista de Língua Portuguesa. Nº 30. Rio de Janeiro: 2º Semestre de 2010, p.92 – 110.

HAUGEN, Einar. The ecology of language. Stanford University Press, 1972.

SAPIR, Edward. Língua e ambiente: Linguística como ciência. Trad. J. Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro: Livraria Acadêmica, 1969.

WARTBURG, Walther von. Problemas e métodos da linguística. São Paulo: DIFEL, 1975.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.